Estado de Goiás

Intercâmbios  

Sabendo da importância da experiência do intercâmbio para a vida acadêmica e cultural dos estudantes e professores, a UEG busca viabilizar parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Por meio da Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais (CGRI), é estabelecido o contato com a universidade para onde o docente ou o discente da Universidade Estadual de Goiás querem ir.

A CGRI-UEG, que fica na Sede Administrativa da UEG, são disponibilizados os formulários e documentos necessários, assim como a lista de convênios dos quais a Universidade Estadual de Goiás participa.

A nossa equipe está disponível para tirar qualquer dúvida que surgir no decorrer do processo de inscrição. Para isso, damos orientações para a obtenção de vistos, hospedagem no país anfitrião e auxílio no plano de estudos.

Queremos aumentar o respaldo da Universidade Estadual de Goiás no âmbito internacional. Para isso, procuramos pessoas comprometidas com o conhecimento e que tenham uma visão multicultural do mundo. Dessa maneira, incentivamos a comunidade acadêmica a participar da experiência de intercâmbio. Por meio de informativos, notícias e outras informações sobre a política de cooperação internacional da UEG, o estudante/professor vai estar atualizado sobre as principais ações da CGRI.

Além dos intercâmbios, a UEG pretende ampliar sua participação em eventos internacionais. Para isso, a CGRI incentiva a presença de alunos e professores em feiras, congressos, seminários e palestras em outros países. Procure a Assessoria de Relações Internacionais, participe dessa viagem!

A importância do intercâmbio

Estudar fora é uma oportunidade de conhecer novas culturas e entrar em contato com realidades diferentes. É uma experiência única de aprendizado, onde o estudante/professor viaja com o desafio de aprender uma nova língua, encontrar pessoas de diversos países do mundo e aprimorar seus conhecimentos.

As principais universidades do mundo possuem programas específicos para dar aos estudantes/professores de intercâmbio uma estadia tranqüila. Para aproveitar ao máximo a viagem, quem opta por passar uma temporada fora deve obter o maior número possível de informações sobre a universidade para a qual está indo. Também deve saber como é o país de destino, sua cultura, seus costumes e seus valores.

O conhecimento adquirido em outro país é algo que se leva para toda a vida. As aulas em outra língua, os passeios com os colegas de sala e as amizades são lembranças que marcam o estudante/professor de intercâmbio. Para vivenciar as experiências que a vida lá fora oferece, é importante entrar em contato com os coordenadores de curso e futuros colegas da universidade anfitriã antes de pegar o avião.

O intercâmbio, além do aprendizado, oferece oportunidades para quem aceita o desafio. Ao entrar no mercado de trabalho, falar uma língua a mais e ter uma experiência fora do país pode fazer a diferença. As empresas procuram jovens dinâmicos, com novas idéias e que não tem medo de arriscar. 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás