Estado de Goiás

COMO PARTICIPAR  

 

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Goiás podem realizar seus estudos no exterior. Por meio da Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais (CGRI), órgão ligado à reitoria, o interessado pode escolher uma das instituições conveniadas com a Universidade para fazer seu intercâmbio. A CGRI fica Sede Administrativa da UEG em Anápolis-GO.

Se você quer fazer intercâmbio, aqui vão algumas dicas úteis para não perder a viagem:

Quem procurar?

Cada instituição de ensino possui um órgão específico para assuntos internacionais. Na Universidade Estadual de Goiás, a Coodenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais (CGRI) é responsável por coordenar as ações de intercâmbio acadêmico, científico, cultural e tecnológico da UEG com instituições de ensino parceiras 

Quem pode participar?

Estudantes e professores da Universidade Estadual de Goiás podem participar de intercâmbios acadêmicos. Para isso, devem ser preenchidos alguns requisitos básicos: O docente deve estar, no momento do pedido, regularmente em exercício de atividades na Universidade. Já o Discente não pode ter matrícula trancada em curso da UEG e deve ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária do seu curso. Além disso, precisa ter um bom rendimento acadêmico.

Como posso me preparar?

A dica é, antes de embarcar, reunir o máximo de informações sobre o país anfitrião. Vale adquirir guias turísticos, comprar jornais e revistas estrangeiras e navegar em sites internacionais. Outro passo importante é aprender a língua oficial da região para onde se quer ir. 

Quero participar do intercâmbio, mas não sei qual país escolher. O que devo fazer?

A CGRI disponibiliza em seu site uma lista de convênios e programas de intercâmbio nos quais a UEG está inserida.

Existe algum programa específico para cidadãos de outros países que querem estudar na UEG?

Sim, a UEG integra a lista de universidade que participam do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G). Esse programa do Ministério da Educação permite que alunos de países com os quais o Brasil mantém acordos culturais e educacionais estudem gratuitamente em Instituições de Ensino brasileiras. Conheça o PEC-G.


Saiba como participar dos programas de intercâmbio da Universidade Estadual de Goiás:

Alunos:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UEG e não ter matrícula trancada no momento do pedido;
  • Ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária em disciplinas do curso;;
  • Ter média geral acima de 6,0

Professores:

  • Estar regularmente em exercício de atividades na Universidade

A Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais também encaminhará a documentação do docente e/ou discente à instituição estrangeira para apreciação. Se aprovado para intercâmbio, o docente/discente receberá uma Carta de Aceitação daquela instituição.

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás